Cartões de Visitas, Panfletos, Criação de Artes, Criação de Logomarcas. Confira.

sábado, 23 de dezembro de 2006

Conectar PCs corporativos e domésticos para sincronizar arquivos via redes VPN

Li este artigo na IDG-Now, e achei muito interessante, vejam!!!

São Paulo - Por meio de redes VPN, usuário pode conectar com segurança PCs doméstico e corporativo pela web para sincronizar arquivos.

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

Reza a lei corporativa que computador no escritório é apenas para tarefas de trabalho, como fechar sua planilha de cálculos, escrever seu texto ou vetorizar sua imagem.

Muitas vezes, porém, seus trabalhos transbordam do ambiente corporativo e invadem suas enxutas horas de lazer quando você está em casa.
Nestes casos, por que então não aproximar sua máquina do serviço com a sua doméstica?

Uma ligação direta entre os computadores pode ser a melhor saída para evitar arquivos gravados em apenas um micro e versões diferentes espalhadas entre ambos, além de transferir músicas e filmes entre PCs e impressões remotas.

Tecnicamente, o jeito mais seguro de fazer esta ligação é por uma Virtual Private Network (VPN). Pela VPN, você consegue acessar sua máquina no trabalho, a partir do seu PC doméstico para sincronização de documentos.

Antes de começar, um conselho: veja se sua empresa não tem restrições, por questões de segurança, a este tipo de conexão.

No Painel de Controles, clique no ícone “Conexões de Rede” e, na barra esquerda, escolha a opção “Criar uma nova conexão”.

Dentro da nova janela, clique sobre Avançar na primeira janela e escolha a opção “Conectar-me a uma rede em meu local de trabalho”, seguida por “Conexão VPN (rede virtual privada)”.

Escolha o nome que preferir para sua rede e, ao clicar em “Avançar”, detalhe o número do IP do Gateway de VPN que a rede corporativa da sua empresa usa.

Neste estágio, você precisará da ajuda do administrador de rede da sua companhia para que ele não apenas informe o endereço IP do Gateway, mas também defina nome e senha para sua autenticação.

O Gateway é o responsável por selecionar entre os pedidos de conexão (a maioria deles vem de bots, PCs seqüestrados por crackers para realizar ataques em massa) qual poderá acessar a rede da sua empresa.

Finalize a configuração escolhendo quem poderá acessar a rede - prefira a opção “Apenas por mim” - e clique em “Concluir”.

*com colaboração de Fábio Caires e Fábio Tancini.

Nenhum comentário: