Cartões de Visitas, Panfletos, Criação de Artes, Criação de Logomarcas. Confira.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

TV x Web, quem leva a melhor?

Nas últimas semanas, lendo notícias por aí, notei que algumas delas falam de uma briga que mais cedo ou mais tarde iria acontecer, e agora parece que começou de verdade. A Internet contra a televisão. O fato é que em pesquisas realizadas em vários países as pessoas afirmam que diminuíram a assiduidade diante da TV em troca de algum tempo diante do computador .

O motivo pra essa mudança de comportamento pra mim é bastante clara, a banda larga. Tudo o que queríamos fazer quando a Internet apareceu agora é possível, assistir a vídeos, baixar arquivos com facilidade e muitas outras atividades, quem proporcionou isso foi o avanço da banda larga. Lembra-se de quanto tempo você demorava para acessar um site criado em flash? Falando assim parece até coisa do século passado (e é mesmo).

Agora com a banda larga tomando proporções cada vez maiores, a Web começa a se chocar com outros meios de comunicação. A TV parece ser a adversária da vez. Vale lembrar que os jornais já foram adversários e alguns perderam a guerra.

MTV

O que realmente me moveu a escrever sobre essa guerra foi o caminho escolhido pela MTV. Essa estratégia de mercado balançou as estruturas e pegou muita gente desprevenida. Eles informaram que vão tirar uma série de programas focados em vídeo clipes do ar, entre eles, a parada diária de clipes, o Disk MTV. Em contra partida eles apostam na Internet, com a criação do MTV Overdrive, site diretamente influenciado pelo super bombado You Tube.

Muitos criticaram a estratégia da emissora, julgando ser um absurdo um canal focado em música não mais mostrar música em sua programação. Sinceramente, não vejo a estratégia com maus olhos. De fato, acho muito interessante acessar um site de vídeos e poder escolher qual eu quero assistir não importando a hora. Afinal, quando um canal de TV vai passar o fantástico clipe de “The Final Countdown” do Europe? (alguém aí lembra desse?) Não tenho dúvidas que o You Tube e outros sites de vídeo estão contribuindo para a queda de audiência da MTV.

O curioso é que na contramão dessa tendência outras emissoras estão investindo mais em vídeo clipe. É o caso da VH1, Multishow e Play TV. Estas, ou estão aumentando o tempo dos programas de música, ou criando novos. Fica difícil analisar qual a estratégia dessas emissoras, mas não há dúvidas sobre o crescimento da audiência da Play TV no último ano, por exemplo.

O fato é que a guerra está declarada. TV e Web, como meios de comunicação, agora estão brigando diretamente para ganhar espaço no dia-a-dia das pessoas. A briga é boa, mas com banda larga e os You Tubes por aí vai ser difícil a TV levar a melhor. Ah! Pra quem ficou interessado, clique aqui. Divirta-se!

Nenhum comentário: